segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Esse tal de Aquecimento Global

Você já reparou que a cada ano que passa o verão parece mais quente?
Mesmo que você não se de conta de que cada um de nos precisa mudar muitos de nossos atos em prol do nosso planeta, as mudanças climáticas estão ocorrendo cada vez mais rápidas e mais devastadoras, o que é chamado efeito estufa, que gera o aquecimento global.

É fato, as calotas polares estão derretendo, atualmente o maior buraco da camada de ozonio está nas geleiras do polo norte, o que causa o avanço do oceano sobre a terra, correndo o risco de no futuro ocorrer a submersão de muitas cidades litorâneas, como já ouvimos falar sobre a situação de Veneza, a Europa sofre no verão com dias de 40 ºC, e o oeste da China e o Oriente Médio também. Os desertos estão aumentando, provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando o ecossistema e as estações de secas serão mais longas a cada ano, os pesquisadores do clima mundial afirmam que prevêem elevações de 7ºC nas temperaturas médias até o ano 2100. Sabemos que quanto maior o calor maior serão as chuvas, provocando enchentes, furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas.

E a causa disso tudo? Os gases poluentes, principalmente gases derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel etc.) e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa (Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs), na atmosfera. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo.

Entenda como fazer a sua parte para ajudar o nosso planeta.


Mais dicas de leitura sobre este assunto: No livro “O Aquecimento Global” , da “Série Mais Ciência”, da Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário